terça-feira, 20 de outubro de 2009

Plano de Aula - Como organizar as actividades das aulas de música

Organizar as actividades das aulas de música nem sempre é tarefa fácil, dada a diversidade dos métodos, estratégias de ensino e abordagens de conteúdos existentes actualmente. Então, por onde começar?

Se por um lado, dar uma aula sem nenhum planeamento é missão quase impossível, um bom planeamento pode oferecer ao professor a segurança necessária para que a sua actuação seja eficiente, justamente por delimitar o que será desenvolvido em sala de aula. É aí que entra em acção o plano de aula.

O plano de aula é composto por: tema, objectivos, conteúdo, materiais, procedimentos didácticos e possíveis intervenções e avaliação:


  • Tema: é o que será abordado na aula.


  • Objectivos: são as atitudes a serem desenvolvidas pelos alunos, isto é, o que os alunos devem aprender com a aula. Os objectivos são descritos sempre no infinitivo pois diz respeito às acções a serem realizadas pelo aluno.


  • Conteúdo: é o que será ensinado.


  • Materiais: são os recursos necessários para o desenvolvimentoda aula. Dependem das estratégias que serão utilizadas para se atingirem os objectivos propostos.


  • Procedimentos didácticos: são as actividades ou estratégias desenvolvidas de acordo com os objectivos propostos. As intervenções do professor no decorrer da aula também podem ser previstas no plano de aula.


  • Avaliação: é o procedimento realizado para se averiguar se os objectivos propostos foram atingidos.

Terminada a aula, é importante que o professor faça o registo de tudo o que aconteceu, para que possa comparar com o plano de aula e fazer os ajustes necessários nos planos de aulas seguintes.

Sem comentários:

Poderá também gostar:

Related Posts with Thumbnails
http://aecmusica.blogspot.com