terça-feira, 20 de outubro de 2009

Nos Bastidores da aula de Música: considerações para o professor

É preciso educar o aluno para a Música e para a vida, de forma que esse aluno possa contribuir, num futuro bem próximo, na transformação musical, cultural e social do ambiente no qual ele está inserido.

Apresento de seguida uma lista de atributos desejáveis ao perfil do professor de música. Eles fazem parte de um todo, sem no entanto ter diferentes graus de importância ou prioridade:


  • Conhecimento e compreensão da habilidade instrumental e vocal;


  • Amor à Música - É importante pesquisar, ouvir muito e estar aberto a todo o tipo e estilo musical, sem perder de vista o sentido crítico do que é mais adequado aos alunos;


  • Habilidade na comunicação


  • Imaginação Musical - É importante ouvir conjuntos vocais e instrumentais, CD's, ir a concertos e eventos musicais, frequentar cursos de formação e actualização musical e pedagógica, e estar em contacto com outras formas de arte.


  • Sensibilidade - Para ser um bom professor é preciso estar atento às reacções e respostas imprevisíveis dos alunos. Qualquer uma delas pode exigir uma mudança de estratégia ou de abordagem do ensino.


  • Conhecimento prático - Organizar um programa de estudo adequado aos alunos, ter cuidado em elaborar actividades de avaliação, criar alternativas de cursos para o período de férias, desenvolvendo actividades em espaços adequados, como numa ludoteca ou escola de música.


  • Personalidade - Entusiasmo, organização, preocupação sincera com os alunos e senso de humor são qualidades essenciais para o professor. É muito importante também que o professor tenha confiança em si mesmo e orgulho daquilo que faz.

  • Humildade -Embora o papel do professor seja conduzir e guiar os seus alunos, é importante lembrar que o professor também é um eterno aprendiz. Estamos sempre a aprender, principalmente com os nossos alunos. O processo de ensino-aprendizagem é uma via de mão dupla.

Sem comentários:

Poderá também gostar:

Related Posts with Thumbnails
http://aecmusica.blogspot.com