• Inicialmente propôr aos alunos o trabalho a ser desenvolvido;
• Levar os alunos à biblioteca para que observem e leiam livros de literatura infantil, explorando a criatividade dos seus autores;
• Apresentar o vídeo com a música “Aquarela” do Toquinho, no projector comentando alguns elementos;
• Em sala de aula questionar:
1. O que acharam da canção?
2. Gostaram da música? Ela fala de quê?
3. Porque é que o menino está sozinho?
4. O que acontece com o menino dentro da nave?
5. O futuro é uma nave. Porquê?
6. Porque é que no final podemos rir ou chorar?
7. No início ele está colorido e no final a música produz o efeito contrário, porquê?
8. Que relação imaginária esse menino tem com o mundo?
9. Ele tem domínio do mundo?
10. Ele tem domínio da vida, do futuro?
• Propôr em grupo de mais ou menos três alunos o registo, com palavras, do que foi significativo, o que entenderam e o que também não entenderam;
• Com ajuda do professor, unir os registos e construir um texto colectivo, para posteriormente ser digitado;
• Apresentar a letra da canção e propôr que cada grupo fique com uma parte, registando algumas palavras;
• Na Sala de TIC, a partir do trecho que cada grupo escolheu, criar imagens no aplicativo Paint registando os seus nomes;
• Registar com fotos alguns momentos de desenvolvimento desse trabalho;
• A professora de TIC organiza um vídeo no aplicativo Windows Movie Maker, inserindo as fotos, as imagens e registos dos alunos tendo a música "Aquarela" de fundo;
• Apresentação do vídeo para os alunos no projector;
• Pedir que, individualmente registem o processo percorrido de forma detalhada, ou seja, que produzam um pequeno texto do trabalho desenvolvido levando em conta as etapas e a participação individual;
• Propôr esta apresentação para alunos de outras turmas para que conheçam e apreciem o trabalho realizado.
Música AECs
(119)
Material Didático
(73)
Jogos Musicais
(52)
Videos
(33)
Rimas e canções
(31)
Ritmo
(29)
Planos de aula
(22)
Guia do professor
(21)
Actividades Online
(20)
Dias comemorativos
(17)
Voz
(16)
Lenga-lengas
(15)
Partituras
(15)
Família dos Instrumentos
(13)
Instrumentos musicais
(13)
Construção de Instrumentos
(12)
Flauta de Bisel
(11)
Percussão Corporal
(10)
Noções Importantes
(9)
Links Importantes
(8)
software
(8)
Altura
(7)
Timbre
(7)
Musicogramas
(6)
Sons reais
(6)
Músicas de Natal
(5)
Teoria Musical
(5)
Acordes
(4)
Adivinhas Musicais
(4)
Canções de Natal
(4)
Instrumental Orff
(4)
Trava-Línguas
(4)
Acordes para Guitarra
(3)
Cancioneiros
(3)
Figuras Musicais
(3)
Halloween
(3)
História da Música
(3)
Pulsação
(3)
Software a-migo
(3)
Acordes para Piano
(2)
Agregados Sonoros
(2)
Curiosidades musicais
(2)
Formação p/ Professores AEC
(2)
Intensidade
(2)
Piano
(2)
DomiNotes
(1)
Duração
(1)
Estilos Musicais
(1)
Harmonia
(1)
sugestões de atividades
(1)
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Plano de Aula com sucesso
Etiquetas:
Guia do professor,
Material Didático,
Música AECs,
Planos de aula
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
http://aecmusica.blogspot.com
5 comentários:
Já experimentei e obtive imenso sucesso. Muitos parabéns pelo Blog apresentado. Todos nós agradecemos, e principalmente as crianças. Sucesso e bom trabalho é o que vos desejo!
José Miranda
tenho receio por ser em brasileiro. gostava muito de experimentar mas não tenho a certeza. o que acham?
Com a minha experiência sei que é um óptimo tema, se bem que o ideal é usar-se a versão instrumental e põr algumas crianças a cantar mas com o "sotaque" português. Claro que depende sempre da turma que temos à frente. Bom trabalho! ;)
Olá, passei aqui e não acreditei que conheci este blog lindo, organizado e com maravilhosas idéias. Mas além do elogio quero fazer uma crítica. Que preconceito é esse acima nos comentários sobre uma música brasileira. Desculpe mas é um comenta´rio sem argumentação palpável pois é como ensinar uma música em outra língua, em inglês por exemplo. O que vale é chegar no objetivo. Parabéns pelo blog. Amei. Virei seguidora.Abração. Ah sou brasileira claroooo.
Obrigado pelo elogio colega! Afinal de contas trabalhamos todos para o mesmo! ;) Saudações Musicais!
Enviar um comentário