sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Os sons do quotidiano

Conteúdo:
-Sons do quotidiano
- conceitos musicais (timbre, altura, duração, intensidade e ritmo)
- Funcionamento dos instrumentos musicais
- Mecanismos de propagação sonora e acústica dos materiais

Objectivo:
- Desenvolver a acuidade rítmica nas crianças e colocá-las em contacto com o sistema de produção de sons.

Material necessário:
Rádio e gravador de som, instrumentos musicais, caixas de papelão, pedras, conchas, talheres, pregos, tubos de cartão, garrafas de vidro e garrafões de água.

1.ª Parte

Reserve duas aulas para as crianças ouvirem atentamente os sons de diferentes locais dentro da escola (sala, cozinha, pátio) e fora dela (ruas movimentadas, parques, etc). Noutra aula, proponha que as crianças transformem ou que ouviram. Podem fazê-lo, desenhando ou imitando. A intenção é mostrar onde há sons estridentes, suaves, bonitos, repetitivos, etc. É possível gravar os sons do ambiente e reproduzi-los em classe, enriquecendo a aula e o trabalho final.

2.ª Parte

Prepare quatro aulas de investigação e diferenciação dos sons. Com uma boa variedade de materiais em mãos (talheres, pedras, conchas, pedaços de madeira etc.), faça barulhos e peça aos alunos que digam o que estão a ouvir e que classifiquem de acordo com a altura, a intensidade e a duração. Por exemplo, que som faz um talher contra o outro? E se alguém bater mais forte? O acontece se isso for feito dentro de uma caixa de papelão? Há também outras estratégias interessantes para mostrar que cada som tem uma "personalidade" (timbre). Toque instrumentos musicais ou reproduza CDs com sons de instrumentos diferentes em cada faixa.

3.ª Parte

É o momento de entender o funcionamento dos instrumentos na prática. Para a produção de sons, sugira a montagem de chocalhos com latas de metal, arroz ou pedras. Qual deles produz um som melhor? O professor pode avançar um pouco mais e propôr a construção de instrumentos simples. Diga às crianças para trazerem de casa objectos e materiais possíveis de fazer som.
As garrafas de vidro produzem diferentes sonoridades conforme a quantidade de água colocada dentro. Bambus ou tubos podem ser transformados em instrumentos de sopro, e garrafões de água, tambores.

Avaliação

Verifique se a turma diferencia e classifica os sons durante as actividades.

Sem comentários:

Poderá também gostar:

Related Posts with Thumbnails
http://aecmusica.blogspot.com