Se por um lado, dar uma aula sem nenhum planeamento é missão quase impossível, um bom planeamento pode oferecer ao professor a segurança necessária para que a sua actuação seja eficiente, justamente por delimitar o que será desenvolvido em sala de aula. É aí que entra em acção o plano de aula.
O plano de aula é composto por: tema, objectivos, conteúdo, materiais, procedimentos didácticos e possíveis intervenções e avaliação:
- Tema: é o que será abordado na aula.
- Objectivos: são as atitudes a serem desenvolvidas pelos alunos, isto é, o que os alunos devem aprender com a aula. Os objectivos são descritos sempre no infinitivo pois diz respeito às acções a serem realizadas pelo aluno.
- Conteúdo: é o que será ensinado.
- Materiais: são os recursos necessários para o desenvolvimentoda aula. Dependem das estratégias que serão utilizadas para se atingirem os objectivos propostos.
- Procedimentos didácticos: são as actividades ou estratégias desenvolvidas de acordo com os objectivos propostos. As intervenções do professor no decorrer da aula também podem ser previstas no plano de aula.
- Avaliação: é o procedimento realizado para se averiguar se os objectivos propostos foram atingidos.
Terminada a aula, é importante que o professor faça o registo de tudo o que aconteceu, para que possa comparar com o plano de aula e fazer os ajustes necessários nos planos de aulas seguintes.
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