O professor desenha um quadrado grande no quadro. Divide-o ao meio, na horizontal e na vertical, perfazendo quatro quadrados. Pode ainda fazer novas divisões de modo a obter 16 pequenos quadrados.
Ao lado, desenha símbolos de instrumentos musicais disponíveis e que os alunos possam utilizar: clavas, pandeireta, tambor, reco-reco, caixa chinesa, maracas e triângulo, por exemplo.
As crianças desenham um símbolo em cada quadrado, podendo deixar quadrados em branco (que serão pausas). A partir das sequências de símbolos que os alunos e o professor escreverem pode-se fazer diversos jogos, tocando a pulsação cada instrumento desenhado, na horizontal e na vertical em todos os sentidos.
O jogo desenvolve a atenção, a prática da percussão e o conhecimento dos instrumentos musicais, enriquecendo as crianças nos campos da Música e da Expressão Plástica.
Música AECs
(119)
Material Didático
(73)
Jogos Musicais
(52)
Videos
(33)
Rimas e canções
(31)
Ritmo
(29)
Planos de aula
(22)
Guia do professor
(21)
Actividades Online
(20)
Dias comemorativos
(17)
Voz
(16)
Lenga-lengas
(15)
Partituras
(15)
Família dos Instrumentos
(13)
Instrumentos musicais
(13)
Construção de Instrumentos
(12)
Flauta de Bisel
(11)
Percussão Corporal
(10)
Noções Importantes
(9)
Links Importantes
(8)
software
(8)
Altura
(7)
Timbre
(7)
Musicogramas
(6)
Sons reais
(6)
Músicas de Natal
(5)
Teoria Musical
(5)
Acordes
(4)
Adivinhas Musicais
(4)
Canções de Natal
(4)
Instrumental Orff
(4)
Trava-Línguas
(4)
Acordes para Guitarra
(3)
Cancioneiros
(3)
Figuras Musicais
(3)
Halloween
(3)
História da Música
(3)
Pulsação
(3)
Software a-migo
(3)
Acordes para Piano
(2)
Agregados Sonoros
(2)
Curiosidades musicais
(2)
Formação p/ Professores AEC
(2)
Intensidade
(2)
Piano
(2)
DomiNotes
(1)
Duração
(1)
Estilos Musicais
(1)
Harmonia
(1)
sugestões de atividades
(1)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
http://aecmusica.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário