sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Guia para o professor das AEC de Música

O desenvolvimento da musicalidade é um processo gradual, dependente do domínio de capacidades instrumentais, da linguagem adequada, do gosto de fazer, da capacidade de escutar. Para isso contribuem as vivências musicais proporcionadas que deverão ter uma forte componente lúdica, por forma a evitar situações de puro exercício que afastam os alunos.

Sons VOCAIS

Recurso primordial nas actividades de expressão e educação musical, a voz é, por vezes, considerada como perturbadora do normal decorrer das actividades escolares.

Ao solicitar os alunos para situações de jogo de descoberta das capacidades expressivas da voz, o professor terá de aceitar o modo pessoal como cada aluno entende e responde ao que se lhe pede. Não há certo e errado nestas situações, onde se procura aproveitar e enriquecer as potencialidades de cada aluno.

As actividades sugeridas neste blog fazem apelo, de início, a situações do seu quotidiano. DIZER e ENTOAR com expressividade nomes próprios de plantas ou animais, ou imitar os sons do meio ambiente e da natureza são situações familiares para os alunos.
A novidade estará na solicitação do professor, tirando partido e valorizando o que cada aluno é capaz de fazer.

Sem comentários:

Poderá também gostar:

Related Posts with Thumbnails
http://aecmusica.blogspot.com