O professor arranja 3 ou 4 garrafas de sumo (Compal, Frutis), com tampas de diferentes cores, deixa-as em água e lava-as. Leva três ou quatro garrafas para a sala de aula.
Uma está completamente cheia: ao bater-se com uma colher pequena, o seu som será o mais grave. Outra está completamente vazia: o seu será o mais agudo. Uma terceira poderá estar meia, e outra ter eventualmente 3/4 de água.
O professor pode fazer a experiência do som com as garrafas vazias e cheias e se, for capaz, afiná-las pela flauta de bisel ou outro instrumento, de modo a obter três ou quatro notas.
Poderá fazer jogos com as crianças. Elas estarão de olhos tapados ou vendados, destapando-os em seguida para dizer qual a garrafa que tocou, indicando a cor ou a ordem, da esquerda para a direita.
Jogar com sequências de dois ou três sons desenvolverá a audição e a memória.
As crianças podem opcionalmente dar as respostas pintando numa folha círculos com a cor certa.
Música AECs
(119)
Material Didático
(73)
Jogos Musicais
(52)
Videos
(33)
Rimas e canções
(31)
Ritmo
(29)
Planos de aula
(22)
Guia do professor
(21)
Actividades Online
(20)
Dias comemorativos
(17)
Voz
(16)
Lenga-lengas
(15)
Partituras
(15)
Família dos Instrumentos
(13)
Instrumentos musicais
(13)
Construção de Instrumentos
(12)
Flauta de Bisel
(11)
Percussão Corporal
(10)
Noções Importantes
(9)
Links Importantes
(8)
software
(8)
Altura
(7)
Timbre
(7)
Musicogramas
(6)
Sons reais
(6)
Músicas de Natal
(5)
Teoria Musical
(5)
Acordes
(4)
Adivinhas Musicais
(4)
Canções de Natal
(4)
Instrumental Orff
(4)
Trava-Línguas
(4)
Acordes para Guitarra
(3)
Cancioneiros
(3)
Figuras Musicais
(3)
Halloween
(3)
História da Música
(3)
Pulsação
(3)
Software a-migo
(3)
Acordes para Piano
(2)
Agregados Sonoros
(2)
Curiosidades musicais
(2)
Formação p/ Professores AEC
(2)
Intensidade
(2)
Piano
(2)
DomiNotes
(1)
Duração
(1)
Estilos Musicais
(1)
Harmonia
(1)
sugestões de atividades
(1)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
http://aecmusica.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário