Memória rítmica
Este jogo é mais interessante se cada aluno tocar um instrumento de altura indefinida; mas pode ser feito com percussão corporal.
Formam-se pares na turma, e um dos pares sai da sala. Os outros pares criam um padrão ritmico, que devem tocar de forma igual, não necessáriamente em instrumentos iguais. Misturam-se em seguida os pares dentro da sala, formando um círculo, com os alunos voltados para fora.
O par que saiu da sala entra então, colocando-se no centro do círculo feito pelos colegas.
Todos começam a tocar o seu rítmo. O par que está dentro do círculo faz virar os colegas para si, um a um, tocando-lhes no ombro.
Os jogadores escutam com atenção o padrão executado pelos colegas, e devem tentar descobrir quem é o par. Se não acertarem, os do círculo voltam-se de novo de costas, até que se encontre o seu par.
Nas minhas aulas, este jogo demora cerca de 20 minutos. Mas depende de muitos factores: a dimensão da turma, por exemplo.
Música AECs
(119)
Material Didático
(73)
Jogos Musicais
(52)
Videos
(33)
Rimas e canções
(31)
Ritmo
(29)
Planos de aula
(22)
Guia do professor
(21)
Actividades Online
(20)
Dias comemorativos
(17)
Voz
(16)
Lenga-lengas
(15)
Partituras
(15)
Família dos Instrumentos
(13)
Instrumentos musicais
(13)
Construção de Instrumentos
(12)
Flauta de Bisel
(11)
Percussão Corporal
(10)
Noções Importantes
(9)
Links Importantes
(8)
software
(8)
Altura
(7)
Timbre
(7)
Musicogramas
(6)
Sons reais
(6)
Músicas de Natal
(5)
Teoria Musical
(5)
Acordes
(4)
Adivinhas Musicais
(4)
Canções de Natal
(4)
Instrumental Orff
(4)
Trava-Línguas
(4)
Acordes para Guitarra
(3)
Cancioneiros
(3)
Figuras Musicais
(3)
Halloween
(3)
História da Música
(3)
Pulsação
(3)
Software a-migo
(3)
Acordes para Piano
(2)
Agregados Sonoros
(2)
Curiosidades musicais
(2)
Formação p/ Professores AEC
(2)
Intensidade
(2)
Piano
(2)
DomiNotes
(1)
Duração
(1)
Estilos Musicais
(1)
Harmonia
(1)
sugestões de atividades
(1)
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
http://aecmusica.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário