segunda-feira, 7 de abril de 2008

AUDIÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM DA CANÇÃO

A fase da escuta é crucial no ensino/aprendizagem de canção. O modo de ensinar é fundamental para suscitar a adesão das crianças e ensinar-lhes correctamente a canção nas suas componentes. Se gostarem, as crianças fixam bem pois a memória é nelas uma faculdade em desenvolvimento.

O professor deve estar atendo e dar indicações básicos às crianças: não gritar, articular as palavras e respirar bem. Deve conhecer perfeitamente a canção, sem desafinações, hesitações ou enganos. É muito difícil corrigir uma má entoação ou um ritmo distorcido.

A apresentação e ensaio poderão fazer-se de vários modos:

- Cantar a canção seguida, primeiro, e depois por partes;
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Cantar frase a frase;
- Fazer o uvir o texto e dizê-lo mentalmente, ou pianissimo;
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Bater o ritmo, frase por frase;
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Ensinar de cor;
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Escrever a canção no quadro e pedir às crianças que o passem;
- Começar pelo princípio, pelo refrão, ou por frases que se repetem;
- Utilizar um instrumento que dê a melodia;
- Utilizar uma gravação para a aprendizagem;

Cantar com a gravação exige do professor que esteja muito seguro e atento para se manter no ritmo e andamento exactos. Escolher-se uma nota de partida que permita às crianças cantar naturalmente. O professor deve dar espaço às crianças, deixando-as cantar sozinhas, sem abafar a voz das crianças.

Há canções com certos intervalos semelhantes ou iguais. Em caso de necessidade, pode-se aproximar certos intervalos vizinhos, para realçar a diferença. Deve executar-se com precisão a duração de cada nota, exemplificando até o ritmo com o batimento da mão numa superfície ou com palmas.

Cantar a vozes é difícil, mas o cânone pode perfeitamente ser uma primeira experiência da polifonia, com grupos de crianças mais crescidas.

Pode jogar-se com a alternância rapazes - meninas.

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